Diário de uma rinoplastia - Os primeiros 10 dias.

by - 15:37

Genteee, primeiramente, obrigada pelas visitas!!!!!!!
Estou acompanhando tudo pelo "medidor de audiência" do blog. hehehe

Vamos lá!!!!
A partir de hoje começarei a falar sobre a fase mais aguardada e temida: O pós operatório.
Digo temida pois é uma fase cheia de surpresinhas que deixam TODOS com os nervos a flor da pele. Surgem pensamentos do tipo:

- Será que vai doer? 
- Como que eu vou dormir? 
- Vou ficar parecendo um urso panda ou o fofão?
- Minha boca está travada, e agora? 
- Será que vou gostar do resultado?? 
- Caramba, não estou vendo tanta diferença, meu minha ponta tá muito gorda!!!
- Socorro, minha ponta ficou muuuito empinada, e agora?????
- Depois de quanto tempo posso sair na rua, voltar às atividades normais???
- Não estou gostando, acho que quero fazer a secundária!!
- Estou deprimida, meu nariz não está parecendo com o da Angelina Jolie!!
- E várias outras "duvidinhas" !!!

Parece engraçado, certo??? Mas é desse jeito, pelo menos EU dei uma pequena surtada no inicio. Sabe, ficamos meio paranoicos, queremos que o resultado final apareça na primeira semana. Sinto te informar, mas na 2º semana isso piora!!!! hehehe
Mas como tudo na vida, isso também passa. Felizmente!!!! 

Dia 31/03/2015

Finalmente recebo alta da Clinica, um pouco frustrada ainda com minha desilução sobre os "tampões", mas feliz da vida, pois mesmo já parecendo um panda fofão via que por baixo da tala, aquaplast ou gesso ( como preferir ) já existia uma ponta mega fina e empinada.
Quem se importava de estar com o rosto deformado se o narizinho já parecida perfeito???? Eu que não.
O mais engraçado foi que eu operei o nariz, mas mesmo assim a enfermeira fez questão de me levar até o carro na cadeira de roda. hahaha
Ok!!! Aceitei a oferta, não quis contrariá-la. 

Quando entrei no carro a primeira coisa que fiz foi colocar o cinto de segurança e ter certeza que de ele estava bem justo e me sentar no assento DO MEIO.
Um outro ponto é que ficamos super, hiper, mega protetores com o narizinho novo. Ninguem pode chegar muito perto, e a nossa cabeça já começa a procurar possíveis situações de riscos para nos alertar. 
Voltando ao carro..... já  pensava em uma possível frenada e meu narizinho ir de encontro ao vidro, assento da frente e etc.
Sendo assim, preferi por em prática todo exagero do mundo quanto aos cuidados com meu novo queridinho.    Parece exagero mas é desse jeito!! hahaha

No meio do caminho, paramos em uma farmácia ( eu e meus pais ).
Mesmo já me sentindo com o nariz mais lindo do mundo ( e ainda sem vê-lo por completo ), não tinha a coragem de "Botar a cara no sol".

Remédios comprados, a lista era bem grande.
Além do antibiótico, anti-inflamatório, remédio de dor ( prejuízo, pois ja sabem que não usei),
haviam ainda os remédios para limpeza do nariz, soro fisiológico, muitaaaa gaze e NEOSORO (what?).
Primeiro pensamento: Eu era viciada em neosoro, porque tem neosoro na receita?  Depois eu compreendi a importância.

Cheguei em casa, pensei que agora meu mundo seria cor de rosa, afinal, ninguem merece dormir em hospital/clinica.
Só mais um engano meu!!!

Pois bem, o primeiro dia em casa estava correndo muito bem mas ainda assim era muito incomodo todo aquele pós operatório.
Dor = 0%
Incomodo = 100%
Ansiedade = 1000%

Mas que incômodos são esses??????

Vejamos, não é possível comer direito, alias, digo que é impossível mesmooo.

1º Imagina você comer e respirar ao mesmo tempo e pelo mesmo lugar???
E pra completar não sentir o sabor de nada, absolutamente nada. Você só sabe que o negócio é doce ou salgado, se limita a isso.
Pra sobreviver precisamos comer comida MOLE e FRIA.
Minha otorrino me pediu que  nas primeiras 24 horas comesse somente comida pastosa. 
Mas comigo isso valeu por pelo menos 5 dias.
Horrível!!!!!!!!! Pelo menos eu sentia uma sensação de que estava "doente" toda vez que olhava para o meu prato.    Mas isso foi uma opção minha pois, meus dentes superiores da frente ( toda a região ) ficaram muito doloridos e o fato de mastigar muito incomodava, sem contar que não queria demorar 1 hora pra comer um simples pratinho de comida não pastosa. Siiiim, a boca, bochecha e tudo no rosto ficam duros e a cada movimento você sente o nariz repuxar. Acredito que isso aconteça especialmente quando se mexe nas abas externas e coloca enxerto, que foi o meu caso.

Ah, e comida quente NEVER. Sou exagerada meeesmo, fiquei 15 dias comendo comida fria!!! hahaha

Durante o dia era tudo muito tranquilo, passava numa rapidez.
Era uma vida de rainha, deitadinha na cama e assistindo filmes e mamãe dando a comidinha na não.

Gente, outro ponto importante!!!
Vejo muitas pessoas com duvidas se é possível ficarem sozinhos no pós operatório.
Na minha opinião, considerando minha experiencia: Sim é possível!!!
Mas é recomendado? Não, nunca!!!!

Eu digo mesmo, pra mim seria impossível sobreviver sozinha e tranquila no pós operatório. Ah, mas porque??
1º - É uma cirurgia numa região pequena mas que é visível a perda de sangue que temos. Na minha primeira semana eu sentia muita tonteira. As vezes ia me levantar e precisava me apoiar, é claro que como mencionei no primeiro post eu tenho talassemia então provavelmente isso ajudou.
( Talassemia = vulgo anemia crônica).

2º Você não deve cozinha, o vapor do fogão pode causar sangramentos. No meu 18º dia tive um problema serio por causa de vapores quentes, mas isso só vou contar quando chegar lá.

3º Você não deve ficar saindo e se expondo demais. Primeiro porque aquele curativo é feio demais, todo mundo na rua te olha, eu fique uma semana sem colocar os pés na rua, e quando colocava era dentro do carro com vidro fumê.  Segundo porque você deve evitar o sol. Consequência: Tédio!
Você precisa de uma companhia para convesar e passar o tempo. Senão você ate esquece a satisfação de ter um narizinho lindo por alguns minutos.

4º Se você não for no salão, o que é muito mais pratico, você precisa de alguém para te ajudar a lavar os cabelinhos. Não sei qual a relação, mas eu fui para a cirurgia com os cabelos belos e escovados mas 24 horas depois voltei para casa com uma juba desastrosa.

Obs: Eu fiz estética + funcional, logo, pode não ser assim pra quem só faz a estética. É minha experiência.

Recomendam um repouso nos primeiros dias. Eu mencionei a vida de rainha, mas ao longo da semana não foi bem assim, no final eu já estava me sentindo a própria Rapunzel, bela ( nem tanto) e presa no alto da torre ( para ser mais realista, no meu apartamento). Consequência: Fazia cooper no apê o dia todo. haha 

A noite realmente era o pior momento, pois todo mundo ia dormir e eis que o medo de me sufocar, de não conseguir dormir por conta do nariz entupido, de não ter em mãos o "sossega leão" da clinica, vinham a tona. 
Nos primeiros dias eu dormi com minha mãe, não me sentia muito a vontade de ficar a noite sozinha. É bobo, mas aconteceu comigo!!!!!
Lembrem-se: Fobia de não respirar pelo nariz.

Por incrível que pareça dormia igual uma pedra. Mas pela manhã, na primeira semana especialmente era sempre ruim pois minha garganta sempre estava super seca, e sentia um gosto ruim de sangue na boca, acredito que era devido a força pra respirar durante a noite.

Nos primeiros 3 dias aproximadamente os remédinhos como o Neosoro e outros, o soro fisiológico na seringa, não faziam muito sentido para mim, pois os jatos não entravam, eu jogava mas com o nariz obstruído voltava tudo. Aquilo me frustrava, não sabia até quando aquilo iria perdurar.

No 4º dia eu não aguentei e liguei para minha otorrino, não aguentava mais respirar só pela boca. Eu já estava psicologicamente convencida de que tinha esquecido algum tampão dentro do meu nariz.
Já era questão de sobrevivência: Eu precisava sentir o ar passar pelo nariz!!!

Ela me pediu para manter a calma, que era daquele jeito mesmo e que todos que faziam a cirurgia passavam também por isso. Daí ela me aconselhou a comprar o Rinossoro Jet, pois com o jato mais forte o nariz iria melhorar um pouco. 

Ok!!! Respirei fundo.
Como num passe de mágica, algum tempo depois da ligação, comecei a sentir algumas bolhinhas saindo pelo nariz ( ele estava com as muitas secreções). 
Que alivio, era pouco mas quase soltei fogos!!!
A respiração estava péssima ainda, mas pelo menos não existia nenhum tampão esquecido lá dentro. haha

Sem contar que depois de 4 dias respirando pela boca, comecei a sentir meu ouvido doendo e uma pressão desagradável dentro da cabeça, até para beber água já estava ruim. Sabe, como um resfriado forte onde sentimos a cabeça "congestionada"?

Felizmente, depois daí a respiração foi melhorando gradativamente. Mas eis que surge um outro probleminha..... sabe aquele sangue que escorria do nariz, motivo pela qual ainda usava o "bigodinho" e que mantinha as casquinhas úmidas? Então ele começou a secar, com isso comecei a perceber a importância do soro, remedinhos "nasais".  O soro fisiológico + rinossoro amolecia e ajudava muito na limpeza, e o "bendito" Neosoro, minha cruz de anos era importante pois ajudava a segura as secreções, a sensação era de que ele "enxugava" o nariz por dentro, consequentemente a respiração melhorava. Eis aí a importância dele no inicio. Mas seria somente por 7 dias.

Voltando ao problema: Com as casquinhas secando, a respiração fechava novamente. O problema é que as casquinhas de sangue ficavam super duras, atrapalhavam a respiração e eram difíceis de serem retiradas, especialmente porque o nariz estava super sensível. 
Durante o dia não era problema, pois passei a limpar de hora em hora, sempre usava o soro fisiológico na seringa e depois molhava o cotonete no soro e enfiava a pontinha no nariz e deixava lá até as casquinhas amolecer, as vezes girava em 360º mas sempre com todo cuidado do mundo. Para mim funcionou, sempre estava com o nariz super limpinho e desobstruído. Mas com isso, era uma caixa de cotonete a cada 2 dias!!!!!

- E o seu rosto, como ficou?
Feio, muito feio. Mas felizmente só ficou assim durante uma semana.
Apenas o cantinho interno do meu olho ficou muito roxo, não tive muitas olheiras, mas em compensação essa região abaixo dos olhos ficou verde/amarela, menos roxa.
Até o 3º dia o inchaço era muito evidente na região dos meu olhos, só que a partir daí ele começou a descer para a bochecha. 
Gente, eu realmente me sentia o próprio Fofão. Não tinha coragem do mostrar a "cara" nem para meus cachorros. Tadinhos, eles ficavam com medo!!!!!
Minha sobrinha pequena não tinha coragem de chegar perto de mim. haha
Já estava me sentindo um monstrinho!!!!!

Os dias foram se passando, meu retorno com a otorrino estava marcado para o dia 07/04/2015 ( 8 dias depois da cirurgia).
Enfim o o dia: Cheguei lá crente que estava usando o split e esse era o motivo do desconforto que ainda sentia no nariz.

Gente, com 8 dias minha respiração já estava muito mais tranquila, mas eu sentia muita pressão no dorso, uma sensação grande de inchaço, e o nariz não parava de escorrer "meleca", mas agora era uma espécie de catarro meio alaranjado. Não era mais sangue!!!!!  
Isso me deixava incomodada pois parecia que nunca teria novamente um nariz "independente". Sabe, do tipo que ele está no seu rosto mas você não precisa fazer nada por ele e em 99% das vezes você nem se lembra que ele existe?
Mas uma coisa era evidente, minha respiração já estava melhor do que antes,

Eu ainda estava com a tala, pois só iria tirá-la dois dias depois. Minha otorrino analisou bem narizinho por dentro e falou que meu septo estava ótimo. A cicatrização e os pontos estavam perfeitos. Que alivio, e o medo de ter algo errado?! 

Rapidamente ela me liberou, eis que surge a minha dúvida: Doutora, e o split? 
Ela: - Você não está usando split. A vigilância sanitária está proibindo o uso.
Eu: - O que???? É só meu nariz que está me causando todo esse incomodo??? 
Ela: -Sim, fica tranquila que isso vai melhorar!!!!

Minha segunda decepção: 1º: Tampão que não aliviou a respiração no inicio. 2º Não estava usando o split, ou seja, nada iria melhorar repentinamente teria que esperar a boa vontade do meu nariz. 
Depois da consulta, fui para casa exercitar um pouquinho mais a minha paciência com meu novo narizinho e aguardar ansiosamente a retirada da tala e finalmente ver meu nariz novo. haha

Segue as fotinhas dos primeiros 10 dias:

2º dia na companhia da minha luvinha de gelo.  E 4º dia com a bochecha inchada.
6º dia e 7º dia.
8º dia e 10º dia

Beijos e até a próxima!!!!!!!!

You May Also Like

0 comentários